Páginas

6 de agosto de 2011

Técnica: a solução de nutrientes em hidroponia

A Hidroponia consiste em cultivar plantas utilizando uma solução nutritiva sem recurso à utilização de solo. Esta solução nutritiva é composta por água, nutrientes essenciais e minerais. A grande maioria destes elementos podem ser obtidos através de sais festilizantes. Existem já muitas soluções no mercado prontas a ser utilizadas umas mais idóneas outras mais duvidosas. Se precisarem de uma indicação de onde comprar um fertilizante biológico certificado falem comigo que eu indico-vos.

Mas no entanto, este tipo de fertilizante é possível de fazer em casa, utilizando elementos comuns que praticamente toda a gente tem.

As plantas normalmente extraem os nutrientes do solo. Esses nutrientes são oriundos da vegetação morta e matéria orgânica animal que se vai acumulando e decompondo. No entanto, até mesmo no sol poderá haver carências de nutrientes e é necessário fornecer suplementos nutricionais. É por isto que agricultores e hortelões fertilizam os solos. A Hidroponia permiter um maior controlo sobre que nutrientes estão na água e que a planta recebe. Poderá se variar consoante os diversos estágios de crescimento das plantas. Isto garante que a planta tem os nutrientes que precisa, na altura que precisa, o que leva a colheitas mais fartas e mais rápidas.

É importante ter em conta que o excesso de nutrientes pode matar as plantas, por isso é preferível por sempre a menos e ir corrigindo caso se note que há nutrientes em falta.

As plantas precisam essencialmente de 13 nutrientes sendo 6 macro nutrientes e 7 micro nutrientes. Obviamente os 6 macro nutrientes são mais importantes mas a falta de qualquer um deles leva a resultados um pouco desapontantes.

Macro Nutrientes

Nitrogénio (N)
O Nitrogénio é essencial para muitas funções internas das plantas. A sua carência é demonstrada por folhas amareladas e pálidas e um crescimento pequeno. Nitrogénio a mais leva a folhas em abundância mas poucos frutos.

Fósforo (P)
O fósforo é importante para os vegetais que produzem fruto como as ervilhas e os feijões. Defeciencia em fósforo normalmente manifesta-se através das folhas que apresentam uma cor escura ou lilás. O fósforo é também muito importante para a planta manter as suas raizes.

Potássio (K)
O potássio é importante para os frutos aparecerem e crescerem. As plantas em clima mais frio precisam de mais potássio que as mesmas plantas em clima mais quente. Falta de potássio manifesta-se com manchas nos rebordos das folhas que se estende, com o tempo, a toda a folha dando-lhe um ar de murcho e seco, acastanhado.

Cálcio (Ca)
O cálcio é necessário para o crescimento das raizes. Falta de cálcio manifesta-se com um encarquilhar das folhas e uma cor demasiado escura nos caules e troncos.

Magnésio (Mg)
O Magnésio está no centro das células de clorofila. As plantas precisam de quantidades incríveis deste nutriente. Insuficiencia manifesta-se com o amarelecer das folhas, normalmente a partir da base para as pontas.

Enxofre (S)
O enxofre tem o mesmo propósito que o mágnesio, no entanto as necessidades são muito inferiores. A falta de enxofre manifesta-se da mesma forma que o magnésio.

Micro Nutrientes

Ferro (Fe)
É necessário para o crescimento da planta. Falta de ferro manifesta-se por um fraco crescimento e envelhecimento precoce das folhas.

Boro (B)
O Boro é utilizado pelas plantas para fixar outros elementos. Carências revelam-se através do apodrecimento das pontas das raizes, caules ocos e translucidos.

Manganês (Mn)
Manganês auxilia na operação da clorofila. A carência mostra-se como a de magnésio.

Zinco (Zn)
O Zinco actua em conjunto com os macro nutrientes como catalizador. Auxilia no funcionamento geral das plantas. A sua carência é dificil de se notar. No entanto, em estudos feitos em laboratório provou-se que com Zinco na solução de rega as plantas desenvolvem-se melhor em todos os estágios de crescimento.

Cobre (Cu)
Tal como o Zinco, o cobre serve como catalizador.

Molibdênio (Mo)
A carência do molibdnênio nota-se em plantas como o tomate. Revela-se através do envelhecimento e morte precoce dos botões de flor e jovens frutos. E também o envelhecimento das extremidades de crescimento das plantas travando assim o seu crescimento.

Cloro (Cl)
O Cloro também actua como catalizador. Habitualmente a água já tem a quantidade necessária de cloro não sendo preciso acrescentar.

Menções honrosas

Silício  (Si)
Embora não esteja amplamente estudado, alguns estudos apontam que o silício ajuda a tornar as plantas mais vigorosas. Actua a nivel celular fortalecendo as paredes externas das células.

A solução de nutrientes

Agora que já conhecemos os nomes estranhos do que faz falta a uma planta crescer, falta saber como fazer uma solução de nutrientes. Se já faz compostagem em casa, poderá usar o chá do composto para enriquecer a água do circuito. Uma razão de 10 para 1 (litros) deverá ser suficiente. Se necessário, aumentar esta relação. Mas caso não se faça compostagem (deve começar a fazer já!) pode fazer uma infusão simples. Uma receita (que um grande amigo, Pedro Alves, baptizou de “chá de vício”) é juntar cinza (pode ser a de cigarro), borra de café e carca de ovo seca e reduzida a pó (tudo vícios ehehe). Este “bolo” deve ser mergulhado em água e deverá ficar pelo menos 24 horas. Se possível deixar dois a 5 dias e deixar que a solução apanhe sol (mas sempre num contentor onde não entre luz). O calor acelera a transferência dos nutrientes para a água. Depois, coar e juntar à água do circuito. Poderá ser à razão de 1 para 5. Estes componentes fornecem os nutrientes necessários a todas as fases. Poderá usar outras combinações para fazer soluções de nutrientes mais específicas por fase de crescimento. Mas deixo isso para um outro artigo.

Dúvidas, questões, correcções e apontamentos usem e abusem do meu e-mail.

1 comentários:

chicolisto disse...

muy buen dato!!! para preparar la solución... si quizás estuviera el artículo en español, ESTOY CASI SEGURO, que tendrías numerosos comentarios, pues me parece UN EXCELENTE BLOG

Enviar um comentário